Palestras

Julho/2019 – Por Agência Forest

O músico Rodrigo Santos fez uma palestra incrível hoje no @tedxrio sobre a sua experiência como dependente químico. Ele foi visceral, muito humano e absolutamente sincero explicando sobre todos os seus vícios e contando detalhes do combate à doença. Como se não bastasse o cara ter sido do Barão Vermelho, letrista, baixista, produtor cultural, escritor, ele também arrasa nas palestras. Adiciono ainda um fato engraçado nessa lista que por muitas vezes quando eu era repórter ainda recebia dele mesmo o próprio release. Ou seja, 1000 homens em um só. Demais!

Bora assistir?! 

Depois da palestra, pocket show com 8 músicas!


Em 02 de agosto de 2005, Rodrigo decidiu se tratar contra o uso de álcool e drogas num centro de tratamento (hospital-dia) chamado Clínica Centro Vida. O sistema de funcionamento da Clínica conta com ajuda de 6 terapeutas e um psiquiatra, além de enfermeiras, assistente social e oficinas criadas pelos próprios pacientes.

A terapia é em grupo, coordenada por uma terapeuta e são 3 reuniões/dia com intervalos de 1 hora entre elas. Não tem internação, o paciente chega meio dia e sai as 21hs, depois de assistir as 3 reuniões, sistema que funciona intensivamente nos 3 primeiros meses de tratamento, o paciente vai – de acordo com a evolução e determinação do tratamento – voltando ao trabalho e atividades sociais normais, tudo com o maior cuidado e assistência possível para a reintegração à uma vida normal, acoplado a algumas reuniões por semana como continuidade do tratamento.

A terapia individual é acrescentada ao tratamento logo em seguida e a caminhada em busca de um entendimento melhor de si mesmo ganha em qualidade e força, juntando as três vertentes fundamentais do tratamento: oficinas, terapia em grupo e terapia individual, todas igualmente importantes.

Devido ao foco, responsabilidade e compromisso com seu tratamento e abstinencia, Rodrigo foi indicado a coordenação de uma das reuniões do Centro Vida, quando estava pra completar 11 meses de abstinência: a reunião de Pacientes-Coordenadores, junto ao grupo. Coordenou essa reunião durante aproximadamente 3 anos, quando teve de se dedicar ao lançamento do segundo cd solo ” O Diário Do Homem Invisível”.

Desde que parou com tudo, Rodrigo já realizou mais de 600 shows, fez duas viagens internacionais (com os Britos e Barão Vermelho) e possibilitou a criação e realização da muito bem sucedida carreira solo. Essa etapa solo vem acontecendo de 2007 pra cá, com o lançamento de três cds, dois autorais e um de regravaçoes em inglês de ídolos do rock internacional e da MPB, bem aceitos pela crítica especializada (CDs Som Livre e Discobertas). Gravou seu primeiro DVD em setembro/outubro de 2010.

Os projetos profissionais começaram a dar muito certo, sempre bem planejados e com perseverança, compromisso e determinação. Rodrigo teve um segundo filho nesse meio tempo (hoje Pedro está com 4 anos) e continua casado há 13 anos com sua mulher Patrícia, que sempre esteve junto em todos os momentos, tanto nas dificuldades, quanto na superação.

Rodrigo hoje é pai, marido, chefe de família e se dedica a continuidade do processo de crescimento interno e externo. Os quatro moram juntos numa vida familiar super consistente. Santos já fez palestras em algumas escolas e faculdades do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Como diz ele: “– só descobri o tamanho da força de vontade que tinha – e nem imaginava o quanto – apenas quando parei com tudo, e hoje a uso pra não desistir jamais dos sonhos.”

Contrate (palestra de 1 hora + pocket show): producaorodrigosantosrock@gmail.com

 

Programa Sem Censura

Programa Encontro com Fátima Bernardes

Vídeo 1 | Vídeo 2 | Vídeo 3 | Vídeo 4 | Vídeo 5 | Pro Dia Nascer Feliz | Nunca Desista do Seu Amor

Entrevista Jovem Pan Online

Assista na íntegra

Entrevista Escolar